sexta-feira, 14 de março de 2008

A Casa Navio

Na Avenida Boa Viagem nº. 400 no Recife, Pernambuco, existiu uma curiosa casa no formato de navio, construída em 1940, a casa pertencia ao empresário Aldemar da Costa Carvalho com arquitetura semelhante ao navio Queen Elizabeth, com sala de reunião, quartos, suítes, salão de jogos, cinema, restaurante e até uma cabine de comando com todos os equipamentos originais de navio. A casa virou cartão postal, e foi filmada pela Metro Golden Meyer, de Hollyooh, e hospedou diplomatas e até presidentes. Foi demolida em 1981, para a construção de um edifício.

13 comentários:

An@ disse...

Muito legal seu blog ... parabéns!!!!!

Marianne disse...

Esse empresário era louco era?hehehe...mto fã de navios ele não?!?uhauahuahauahuah
Pena que demoliram antes q eu visitasse essa casa =/ hehehe ....

=**

Marianne disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ana carolina disse...

muito legal maauito intereçate a casa navio nolugar da casa navio construiran o hotel recife palece

Abelardo Marroquim disse...

A casa do Navio foi construída em 1940, pelo Empresário Adelmar da Costa Carvalho . Homem de uma grande visão e sem dúvida um grande Empresário. Em 1981, ela foi demolida para ser construído o Edifício Vânia em seu lugar . Está situado à Avenida Boa viagem, no. 4000.

Abelardo Marroquim disse...

O nome Vânia do Edifício , foi uma homenagem póstuma prestada a filha mais velha do Empresário Adelmar da Costa Carvalho, que faleceu em 1967.

Abelardo Marroquim disse...


A bem da verdade :

O na época Recife Palace hoje Tulipa Palace hotel. Está situado na esquina da Avenida Boa Viagem com Rua Ernesto de Paula Santos.De Sorte que existe um equivoco por parte da jovem
Ana Carolina. Em relação ao questionamento de Marianne,gostaria de dizer que : Adelmar da Costa Carvalho, foi um dos maiores Empresários de Pernambuco. Homem de grande sensibilidade. Deixando para as futuras gerações de Pernambuco um exemplo de Humildade e grandeza.

Eduardo D Nunes disse...

Uma pena que tenha sido demolida! Deveria ter sido tombada como um patrimônio. Era um ponto de referência juntamente com o posto de salva vidas o posto 4.

Rose Lyra disse...

Sem dúvida! Era amigo do meu avô José Veríssimo Naumann de Lyra, também empresário na época. E recebia naquela casa grandes personalidades do mundo, à exemplo do Presidente John Kennedy.

Anônimo disse...

Quando criança morei na Rua dos Navegantes por trás da Casa Navio, até os oito anos quando viemos para o Rio de Janeiro. Aos 27 anos entrei na Marinha Mercante e corri o Mundo durante uns 35 anos. Terá sido por ter morado por lá, ficou aquela coisa de navegar?

Paulo Lima disse...

Quando criança morei na Rua dos Navegantes por trás da Casa Navio, até aos oito anos, quando viemos para o Rio de Janeiro. Aos 27 anos entrei na Marinha Mercante e corri o durante uns 35 anos. Terá sido por ter morado por lá que ficou aquela coisa de navegar?

Fernando Jose Xavier de Lira disse...

Era um ponto turístico na minha época. Lembro que sempre passávamos por lá na volta dos nossos passeios ao aeroporto. Pode fazer sentido o comentário do Paulo Lima em ter morado por trás dá casa navio e posteriormente servir a marinha mercante. De tanto irmos ao aeroporto ver avião pousar e decolar nos nossos passeios dominicais, três de nós quatro irmãos, fomos pilotos dá força aérea.

mprazin disse...

Esse sr. não é o mesmo que dá o nome ao estádio do Sport?