sexta-feira, 14 de setembro de 2007

O Zigurate


O zigurate era um dos principais tipos de construção dos povos da Mesopotâmia.
O formato era o de vários andares construídos um sobre o outro, com o diferencial de cada andar possuir área menor que a plataforma inferior sobre a qual foi construído — as plataformas poderiam ser retangulares, ovais ou quadradas, e seu número variava de dois a sete.
Um exemplo de zigurate sólido e abrangente é o de Marduk, ouTorre de Babel, situado na antiga Babilonia. Infelizmente não sobrou nem mesmo a base daquela poderosa estrutura, mas de acordo com achados arqueologicos e fontes históricas, a torre colocava-se sobreposta a sete camadas multicoloridas, em cujo topo achava-se um templo de proporções singulares. Acerca desse templo, acredita-se haver sido pintado e preservado em cor anil combinando com o cimo das camadas. É sabido que havia três escadarias que levavam ao templo, e diz-se que duas delas ascendiam apenas até a metade da altura do zigurate.

Código de Hamurabi


O Código de Hamurabi é um dos mais antigos conjuntos de leis já encontrados, e um dos exemplos mais bem preservados deste tipo de documentos da antiga Mesopotâmia. Segundo os cálculos, estima-se que tenha sido elaborado por Hamurabi por volta de 1700 a.c. O código era uma lista de leis que determinavam como deveriam viver os habitantes do reino.
A principal idéia do Código de Hamurabi era a do “olho por olho, dente por dente” O código de Hamurabi expõe as leis e punições caso estas não sejam respeitadas. A ênfase é dada ao roubo e agricultura, criação de gado, danos à propriedade, assim como assassinato morte e injúria. A punição ou pena é diferente para cada classe social. As leis não toleram desculpas ou explicações para erros ou falhas: o código era exposto livremente à vista de todos, de modo que ninguém pudesse alegar ignorância da lei como desculpa. No entanto, poucas pessoas sabiam ler naquela época (com exceção dos escribas).

sábado, 1 de setembro de 2007

Testes de História do ensino fundamental II




1. As principais características do feudalismo medieval foram:

A-A expansão marítima da burguesia.

B-A descentralização do poder e a economia de subsistência.

C-O desenvolvimento do comércio no Atlântico.

D-O crescimento das cidades e a centralização do poder.

E-Todas as alternativas estão corretas.

2. Dos vultos abaixo, assinale aquele que não participou dos movimentos marítimos:

A- Cabral.

B- Colombo.

C- Tomé de Souza.

D- Fernão de Magalhães.

E- Gil Eanes.

3. Foram conseqüências da reforma protestante:

A- Emigração de colonos para a América.

B- Contra-Reforma.

C- Rompimento da unidade cristã no Ocidente.

D- Todas as alternativas estão corretas

E- Nenhuma das alternativas está correta

4. Rei dos francos, cristão que reergueu a Europa Ocidental e foi coroado imperador do

Ocidente na igreja de São Pedro, em Roma:

A- Átila.

B- Pepino, o Breve.

C- Alexandre, o Grande.

D- Carlos Magno.

E- Napoleão Bonaparte.

5. As especiarias eram:

A- Quaisquer produtos de reduzido volume e alto valor unitário.

B- Bens e produtos empregados nas manufaturas européias.

C- Temperos exóticos que possuíam alto valor na Europa.

D- Qualquer produto agrícola de alto preço.

E- Todas as alternativas estão corretas.


Correções

1. As principais características do feudalismo medieval foram à descentralização do poder e a economia de subsistência

2. Tomé de Souza não foi um dos vultos históricos a participar dos movimentos marítimos e sim, o primeiro governador geral do Brasil.

3. A emigração de colonos para a América, a contra-reforma e os rompimentos de unidade cristã no Ocidente foram algumas das conseqüências da reforma protestante. Portanto letra D.

4. O rei dos francos a que se refere o enunciado é Carlos Magno, fundador da dinastia Carolíngia.

5. As especiarias eram em sua maioria temperos exóticos, de pequeno volume e grande valor na Europa. Alternativa C.

Arqueologia


Arqueologia é a ciencia que estuda os vestigios das civilizaços antigas. Podendo ser tanto as que ainda existem, quanto as atualmente extintas, através de seus restos materiais, objetos móveis ( objeto de arte, cacos de vasos, pedaços de ferramentas desenhos) ou objetos imóveis ( ruinas de uma cidade antiga). Também se incluem as intervenções no meio ambiente efetuadas pelo homem. Tudo o que possa informar como viviam os povos antigos.

Marcas do passado



Os fosseis são restos ou vestígios petrificados de animais, plantas ou outros seres vivos que existiram há milhões de anos. Preservam-se como moldes do corpo ou parte deste, rastros e pegadas. A totalidade dos fósseis e sua colocação nas formações rochosas e camadas sedimentares é conhecido com registro fóssil. A palavra "fóssil" deriva do termo latino "fossilis" que significa "ser desenterrado”. A ciência que estuda os fósseis é a Paleografia.